Web-Conference: Portugal – novo Hub Digital da Europa?

Portugal tem um ecossistema positivo de atração e estabelecimento de vários centros de excelência de base tecnológica e de inovação digital?

Nos últimos anos, tem-se afirmado em Portugal um ecossistema bastante positivo no que concerne à atracção e estabelecimento de vários centros de excelência de base tecnológica e de inovação digital. Com efeito, muitas grandes empresas têm visto em Portugal uma escolha apropriada para criação de projectos, onde testam e desenvolvem soluções, com aplicação a várias indústrias, das tecnologias de informação e comunicação ao automotive, das ciências da vida aos serviços financeiros

Mas devemos ter a ambição de ir mais longe. Há que proporcionar condições e recursos para que estas não sejam meros impulsos e fenómenos conjunturais e que sejam investimentos perenes, ganhando escala e sustentabilidade. E se multipliquem, trazendo novas competências e acrescentando valor à economia portuguesa.

E no contexto actual, pós-covid, existe a oportunidade de se proporcionar e de se tirar partido de condições e recursos descentralizados, de que o país dispõe, promovendo escala, mais valor e assegurando coesão territorial.

Como tal, neste evento, procuramos debater quais as melhorias que devemos promover para prosseguir esta ambição, em áreas como atracção de investimentos, incentivos, desenvolvimento de competências tecnológicas e desenvolvimento de um ecossistema mais colaborativo entre as entidades formativas e o meio empresarial, em todo o território.

Temas a abordar:

  • Centros de excelência e inovação digital: factores-chave para o sucesso;
  • A marca Portugal na atracção de investimento tecnológico;
  • A inovação nacional no mercado global;
  • Potencial de descentralização para maior escala e coesão territorial;
  • Alavancar o crescimento: incentivos e melhorias legais e fiscais;